Os hábitos moldam quem somos, já dizia o velho ditado: “o hábito do cachimbo bota a boca torta” … mal sabia o autor de tal frase a verdade que estava dizendo. A cada simples ação repetida em nossas vidas, moldamos um pouquinho de quem somos, do nosso caráter, da nossa ética e moral pauta nem sabemos quando, nem onde a adquirimos, tal é a força do hábito.

1 – Acordar cedo

A forma como você inicia seu dia determina fortemente como passará o restante dele. Já dizia o ditado, “passarinho que acorda tarde bebe água suja!”. Não estamos aqui para julgar ninguém e claro existem profissões que exigem uma troca de horários que mexem profundamente com sistema de quem assim vivencia. Estamos aqui para falar de nós, pessoas que trabalham, estudam, ou trabalham e estudam dentro dos horários ditos como normais. Para nós 1 ou 2 horas a mais durante o dia seria simplesmente o sonho, tendo em vista que estamos quase sempre atolados de trabalhos, compromissos, e quase nunca, podemos nos dedicar a nós mesmos.

Dentro desta visão, que hoje podemos dizer que é um estilo de vida, que inclusive existem comunidades gigantescas espalhadas pelo mundo, que experimentam o chamado “Milagre da Manhã” escrito nada mais nada menor que por Hal Elrod, escritor do best seller “The Miracle Morning” que em Português significa: “O Milagre da manhã”.

2 – Ler Mais

O cérebro precisa ser estimulado, e sobretudo a leitura amplia os horizontes de uma forma inigualável, existe também um ditado para o hábito da leitura: Uma mente que se expande, nunca mais retorna ao seu tamanho original, a leitura proporciona exatamente isso, ela preenche o vazio sistémico existente em mentes fúteis, tornando-o uma pessoa prazerosa de se conversar. Além disso existem 7 benefícios diretos que podemos citar:

  1. Estimula a criatividade. …
  2. Reduz o estresse. …
  3. Incita diferentes partes do cérebro. …
  4. Melhora o conhecimento. …
  5. Evolui a escrita. …
  6. Desenvolve o pensamento crítico. …
  7. Favorece a empatia.

3 – Disciplinar-se

O poder da disciplina é uma das competências comportamentais mais importantes para quem pretende ter uma carreira de sucesso. Afinal, não adianta ser um profissional bem capacitado, criativo e versátil, se você não consegue cumprir prazos, falta a reuniões e não se dedica de forma efetiva àquilo que almeja conquistar. Ter um bom planejamento, mas não cumpri-lo com determinação acaba sendo um passatempo e não traz os resultados esperados.

Uma das competências comportamentais mais importantes para aqueles que pretendem ter uma carreira de sucesso é a disciplina. Cumprir prazos é um fator crucial no mercado de trabalho, todo o brilho de sua genialidade poderá ser apagada quando um prazo não for cumprido.

4 – Planejar

Muito confundem sonhar com planejar. O primeiro é o estímulo, o segundo a materialização do primeiro, é necessário sonhar, mas é mais importante ainda se você realmente deseja realizar, é planejar.

Planejar significa pensar em todas as possibilidades, de acertos e erros, por isso muitas vezes durante o planejamento você poderá desanimar um pouco, mas é ai que está a diferença entre sonhar e realizar, e se tornar mais que um sonhador, mas sim um realizador, isso é o que te tornará uma pessoa diferente de todas as outras que estão a sua volta.

Logo toda vez que você tiver um sonho, prepare seu kit de realização. Anote a lista ai:

a) Lápis b) Papel c) Um amigo bem chato e negativista

Agora é hora de anotar os prós e contras, pesquisar o máximo possível sobre o assunto, e principalmente bater um super papo com seu amigo ou amiga mais negativista, ele te ajudará a encontrar todas as falhas do seu projeto, e claro é ai que surge o super herói, é hora de você encontrar pelo menos duas saídas para cada falha.

5 – Estudar

Você já parou pra pensar porque algumas pessoas são realmente boas em alguma coisa? Não existe um caminho fácil para nós, meros mortais que não nascemos com um QI elevadíssimo, ou mesmo com Super dotação. Para nós nos resta estudar, estudar e estudar ainda um pouco mais, mas uma coisa eu posso garantir, se você aprender a aprender, os resultados serão surpreendentes.

De uma pesquisada no Google ou Youtube, com certeza você encontrará vídeos sobre como aprender melhor e mais rápido, ou mesmo encontrará musicas de relaxamento para auxiliar seu cérebro a se concentrar.

6 – Praticar exercícios físicos

A Prática de exercícios físicos melhorará sua auto estima e também sua saúde mental e física, essa talvez seja a mudança mais forte a se aplicar e a que se deve começar o quanto antes. É claro que se de alguma maneira você estiver bem acima dos padrões, ou seja, se estiver já estado grave, não se esqueça de procurar auxílio de um profissional. Mas na maioria dos casos uma boa caminhada, respeitando suas limitações já é um grande avanço!

7 – Ensinar

Já imaginou como você aprende? Imagino que a essa altura como lhe indicamos nos tópicos anteriores você já deve ter pesquisado, se não, vamos te dar uma dica de pesquisa super valiosa: Vamos falar sobre o cone de aprendizagem.

Podemos chegar a um nível de 95% de retenção, isso se dá quando ensinamos, por isso, divida, compartilhe, ensine, semeie o conhecimento, além de tudo é uma forma de caridade!

8 – Meditar

A Meditação é um hábito muito mais antigo que se possa imaginar, através dela é possível encontrar o caminho para a cura interior, relaxamento, enfim, a meditação é uma prática que deve ser levada a séria, estudada com carinho e com a orientação dos profissionais corretos, praticada!

9 – Perdoar

Existem estudos que confirmam que o rancor, a mágoa, o ódio quando presentes no ser humano, são fatore fortíssimos nos estímulo de determinadas doenças. Por isso, quando você pensar em perdoar, pode até achar que não, o primeiro a ser beneficiado é você mesmo e não o ofensor, pense nisso!

10 – Amar

Já dizia o saudoso Renato Russo, é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há … A pandemia tem mexido com todos de uma forma muito profunda, o tempo tem se tornado um fator muito relativo na vida de muita gente. Famílias que não imaginavam a perda de um ente querido, simplesmente dorme, perde e nem se despedir pode. Logo meu caro amigo, não deixe para amanhã o amor que pode ser dado ou porque não, recebido hoje.


Professor Rodrigo Porto

Formado em Administração Pública pela UFOP
Cursando Direito pela UNIVALE
Pós Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior – Pitágoras

Deixe um comentário